ISTO É ESPARTA!!!

ISTO É ESPARTA!!!
Aqui é Esparta! Não estamos de brincadeira, para ser um Esparthano tem que ser foda! No que fazem. Aqui é nós, a gente, ou seja, quem manda somos nós.

sábado, 31 de agosto de 2013

O JURAMENTO DE HIPOCRATES

A CURA 

VOU COMEÇAR PERGUNTANDO COMO UM PROFISSIONAL QUE FAZ UM JURAMENTO DESSES PODE SE PRESTAR  A ESTES PAPÉIS? NO BRASIL NÃO FALTA MÉDICOS, ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO PRECISEMOS DA AJUDA DOS MÉDICOS CUBANOS, QUE TÊM UM TRATAMENTO MÉDICO HOSPITALAR  MAIS RENOMADO E EFICIENTE DO MUNDO. PRECISAMOS DE MUITO MAIS QUE ISSO, PRECISAMOS DE PESSOAS DE HONRA E MORAL PARA CUMPRIREM O JURAMENTO QUE FIZERAM NA SUA FORMATURA. POR QUE ESTAMOS CANSADOS DE PERDER PESSOAS QUE AMAMOS PARA A MÁ ADMINISTRAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO, NOSSO DINHEIRO! INGERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS, TÉCNICOS E DE INFLA-ESTRUTURA. O SER HUMANO É A ÚNICA ESPÉCIE NA TERRA QUE PREJUDICA O SEU SEMELHANTE  APENAS POR ORGULHO, ARROGÂNCIA E VERGONHA DE ADMITIR QUE ERROU. SENHORES GOVERNANTES E GESTORES NO SETOR DA SAÚDE, ENTÃO! ADMITAM QUE ERRARAM, ESTÃO ERRANDO E ERRARÃO NO FUTURO SE CONTINUAREM COM ESSA POLÍTICA DE CORPORATIVISMO E CONIVÊNCIA. SEJAM MÉDICOS DE SUA PRÓPRIA DOENÇA, ARRANQUEM DE SUAS FILEIRAS ESSE TUMOR MALIGNO, ESSE PEQUENO NÚMERO DE PROFISSIONAIS QUE NÃO MERECEM SEREM CHAMADOS DE DOUTORES E SALVEM SUAS ALMAS, ANTES DE SALVAREM NOSSAS VIDAS.   










Juramento de Hipócrates completo

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: 

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. 

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. 

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva.  

Conservarei imaculada minha vida e minha arte. 

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. 

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. 

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. 

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."














Nenhum comentário:

Postar um comentário